Objetivo
Biocombustíveis e energia renováveis tem como objetivo formar recursos humanos para estimular as pesquisas em novos combustíveis de origem renovável e com baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Bem como, promover o desenvolvimento industrial, tecnológico e inovação na cadeia produtiva de bioenergia.
Linhas de Pesquisas
Produção e qualidade dos combustíveis líquidos (etanol e biodiesel) de origem renováveis
Combustíveis renováveis avançados (bioquerosene de aviação, biogasolina, diesel verde, óleo vegetal hidroprocessado (HVO), entre outros) obtidos a partir de biomassa
Materiais catalíticos aplicados a biocombustíveis
Materiais para solar fotovoltaica e eólica
Biogás e Biometano
Célula a combustíveis
Laboratórios
LABPROBIO
Laboratório de Análises Ambientais, Processamento Primário e Biocombustíveis
LEAA
Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada
LabTam
Laboratório de Tecnologia Ambiental
LCL
Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes
LABPEMOL
Laboratório de Peneiras Moleculares
LABCIM
Laboratório de Cimentos
NUPPRAR
Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos – Núcleo de Pesquisa Djalma Ribeiro da Silva
Professores colaboradores e suas respectivas linhas de pesquisas
Amanda Duarte Gondim
Desenvolve pesquisa para descarbonização do setor de transporte, como produção e controle de qualidade de biocombustíveis, bioquerosene, diesel verde e biomarítimos, estudo de processos catalíticos e desenvolvimento de catalisadores
Tiago Pinheiro Braga
Tem como principal linha de pesquisa Catálise heterogênea
Antonio Souza de Araujo
As linhas de pesquisa estão relacionadas aos seguintes temas: (i) síntese hidrotérmica de materiais inorgânicos porosos, baseado em silicatos, aluminossilicatos, aluminofostatos e silicoaluminofosfatos; (ii) obtenção de zeólitas hierárquicas (FAU, MFI, BEA), por tratamentos térmicos e ativação mecanoquímica; (iii) desenvolvimento de materiais nanoestruturados (MCM, SBA); caracterização físico-química das propriedades texturais, térmicas, estruturais e cristalográficas, utilizando métodos termogravimétricos, difração de raios e microscopia eletrônica de varredura; (iv) aplicações dos materiais obtidos em processos de interesse da indústria química e petroquímica, destacando-se pirólise de plásticos, resíduos de petróleo, processamento e co-processamento de bioóleo.
Carlos Alberto Martinez
Tem como principais linhas de pesquisa : Eletrocatálise e eletroanálise; Alternativas para tratamento de águas residuais; Oxidação eletroquímica de poluentes orgânicos com eletrodos de diamante dopados com boro.
Dulce Maria de Araújo Melo
Tem como principais linhas de pesquisa: Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais Catalíticos para Proteção ambiental, Materiais Estratégicos para Captura de CO2, Materiais Especiais para Catalisadores e células a combustível de óxido sólido, Pigmentos cerâmicos, Materiais Nanoestruturados, Produção de Adsorventes à base de materiais naturais, Materiais Cimentantes para a Indústria do Petróleo resistentes à ação do CO2, Materiais Cimentantes para prevenir a migração de gás
Júlio César de Oliveira Freitas
Tem como principal linha de pesquisa: Química do Petróleo Upstream
Livia Nunes Cavalcanti
Tem experiência na área de Química orgânica, com ênfase em metodologia de reações orgânicas.
Sibele Berenice Castellã Pergher
Suas linhas de pesquisa são: síntese de catalisadores, zeólitas, argilas, materiais mesoporosos, materiais lamelares, pilarizados e deslaminados, processos de adsorção e catálise.
Valter José Fernandes Júnior
Tem como principais linhas de pesquisa: Aplicação de materiais nanoestruturados para a reciclagem terciária de polímeros. Desenvolvimento de métodos analíticos para combustíveis, biocombustíveis e petróleo. Avaliação e caracterização de aditivos para combustíveis e biocombustíveis.
Graco Aurélio Câmara de Melo Viana
Tem como principais linhas de pesquisa: Recursos Pesqueiros, atuando na subárea da Maricultura, com projetos desenvolvidos com piscicultura marinha, ostreicultura, tecnologias para aquicultura e cultivo de microalgas para produção de biodiesel.