Coordenação
Amanda Duarte Gondim
Professora de Química do Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2014 e Vice coordenadora da Laboratório de Análise Ambiental, Processamento primário e Biocombustíveis do NUPPRAR (NUPPRA-LABPROBIO). Possui graduação, mestrado e doutorado em Química. Atualmente é coordenadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis (RBQAV-MCTIC) e do Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-ANP 37.1). Desenvolve projetos de pesquisa para descarbonização do setor de transporte, como produção e controle de qualidade de biocombustíveis, bioquerosene, diesel verde e biomarítimos, estudo de processos catalíticos e desenvolvimento de catalisadores.
Comissão Gestora
Antonio Souza de Araujo
Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986); mestre em química pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutor em ciências (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1992). Realizou Pós-Doutorado em Kent State University, 1999 (Ohio, Estados Unidos). Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 2010. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese hidrotérmica de zeólitas, mecanoquímica, materiais nanoestruturados, materiais hierárquicos porosos, catálise ácida, análise térmica, petróleo e petroquímica. Recebeu em 2007 o título de HONORARY MEMBERSHIP da Sociedade Húngara de Química, pelos trabalhos desenvolvidos sobre análise térmica aplicada a catálise e materiais. É membro do comitê internacional NANOPOROUS MATERIAIS - Canadá, desde 2010. Foi citado no WHO IS WHO IN THERMAL ANALYSIS, em 2014. É pesquisador do CNPq desde 1992 e Coordenador do Diretório do CNPq - Grupo de Catálise e Petroquímica. Vem atuando na divulgação científica junto ao setor acadêmico, social e empresarial, na área de nanociência e nanotecnologia aplicado ao processo de refino e beneficiamento de resíduos da indústria de petróleo. Tem atuado em comitês científicos junto ao CNPq, ANP, IBP, FINEP e FAPERN. Coordena o Laboratório de Catálise e Petroquímica da UFRN, com a execução de diversos projetos de pesquisa financiados pela ANP, CNPq, FINEP, Rede de Catálise N-NE e PETROBRAS. É membro do comitê de relações internacionais da UFRN, com colaborações em Universidades nos Estados Unidos, Canadá e Espanha. É membro e consultor da American Chemical Society (ACS - Petroleum Research Fund), International Zeolite Association (IZA), Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria (ABRATEC) e Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat).
Dulce Maria Araújo de Melo
É graduada pela Universidade Federal do Ceará, tendo concluído o curso de graduação em Farmácia em 1979. É mestre em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de mestrado em 1982, na área de Química Inorgânica. É doutora em Química também pelo Instituto de Química-USP, São Paulo, tendo concluído seu curso em 1989. Atualmente, é professora titular desde 2006 do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora fundadora do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM). Coordenou esse programa durante 04 anos (dois mandatos) e atualmente é Professora Permanete do Programa com orientandos de Mestrado e doutorado. Fez parte do CAMM-2013 a 2016. Foi convidada mais 02 vezes para participar do CA-MM subtituindo um dos membros do comitê nas avaliações de bolsas nacionais e intracionais, além de ser convidada para participar da atualização dos critérios do CA-MM para 2021. Fez parte do Comitê de Avaliação da CAPES das Engenharia II, durante os anos de 2010 a 2013. Criou e coordenou por 06 anos o Laboratório de Cimentos da UFRN, juntamente com o Professor Eduardo Martinelli, atualmente Núcleo de Cimentação. Desenvolveu mais de 10 projetos de pesquisa nesse laboratório, como também instrumentalizou esse laboratório com equipamentos de última geração para cimentação de poços de petróleo. Possui parceria com varios institutos de pesquisa Nacionais e Internacionais. Publicou mais de 250 trabalhos em periódicos nacionais e internacionais. Orientou mais de 70 alunos entre mestrado e doutorado nos últimos 15 anos. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais Catalíticos para Proteção ambiental, Materiais Estratégicos para Captura de CO2, Materiais Especiais para Catalisadores e células a combustível de óxido sólido, Pigmentos cerâmicos, Materiais Nanoestruturados, Produção de Adsorventes à base de materiais naturais, Materiais Cimentantes para a Indústria do Petróleo resistentes à ação do CO2, Materiais Cimentantes para prevenir a migração de gás. Atualmente, coordena o Laboratório de Tecnologia Ambiental e o Laboratório de Materiais Catalíticos. Coordena um projeto na área de materiais envolvendo filmes finos para celulas solares à base de perovskitas. É um projeto financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, coordena ainda projetos envolvendo a produção de hidrogênio verde e tecnologias power to gas, com essa tecnologia a aluna Heloisa Pimenta ganhou o prêmio honra ao mérito da CAPES. Atualmente, coordena o programa de pós Graduação em Química do Instituto de Química da UFRN.
Graco Aurélio Câmara de Melo Viana
Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM-1979), Doutor em Biologia Animal I.Zoologia, pela Universitad de Barcelona (2011) e Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) (1996) . Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros, atuando na subárea da Maricultura, com projetos desenvolvidos com piscicultura marinha, ostreicultura, tecnologias para aquicultura e cultivo de microalgas para produção de biodiesel. É ex-diretor do Centro de Biociências da UFRN de 2011 à 2019. Entre maio/2019 à abril/2020 exerci o cargo de diretor da Editora da UFRN (EDUFRN). Em abril de 2020 foi nomeado Pro-Reitor de Extensão da UFRN (PROEX). Sou sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do RN-IHGRN.
Pesquisador Visitante
Aruzza Mabel de Morais Araújo
Possui graduação em Química e Matemática, mestrado e doutorado em Ciências e Engenharia do Petróleo com ênfase em Biocombustíveis e Energias Renováveis. Atualmente atua como Pesquisadora Visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP/37) e Professora do Magistério de Nível Superior no Instituto de Química - UFRN. Desenvolve projetos de pesquisa em recognição de resíduos, produção de biodiesel e hidrocarbonetos renováveis, principalmente diesel verde, bioquerosene de aviação e biocombustíveis marítimos, através de processos catalíticos, a partir de biomassas.
Apoio Técnico
Susana da Silva Macêdo
Secretária Administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lotada no Centro de Ciências Exatas e da Terra.
Ativos
Verifique a relação dos alunos atualmente envolvidos no projeto, acompanhada de suas respectivas Funções Designadas e Títulos dos trabalhos em desenvolvimento.
Ciclos 2020 e 2021
Alyxandra Carla de Medeiros Batista
DSc | Ciclo 2020
HIDROCARBONETOS RENOVÁVEIS A PARTIR DA DESOXIGENAÇÃO CATALÍTICA DO BIO-ÓLEO DE MICROALGAS
Fernando Velcic Maziviero
DSc | Ciclo 2021
Síntese de Novos Materiais Aplicados a Células Fotovoltaicas
Ciclo 2022
Ingrid Nayara de Medeiros Brito
GRA
Produção de hidrocarbonetos
renováveis a partir do processo HEFA
Anderson Bonifácio da Silva
GRA
Destilação fracionada de bio-óleo de liquefação hidrotermal a base de algas para coprocessamento
Sarah Rayanne de Lima Silva Spínola
GRA
Produção de biocombustíveis a partir do óleo de Macaúba
Isabelle de Medeiros Albuquerque
GRA
Avaliação de catalisadores
micro e mesoporoso no processo HEFA
Nicolle Thaynna Alves Marreiros
GRA
Desenvolvimento de aditivos a partir de subprodutos de biocombustíveis para aplicação em pasta de cimento de poços petrolíferos
Johnathan Herbert Freire da Silva
MSc
Descarboxilação eletroquímica de ácidos graxos do Óleo de Cártamo para produção de hidrocarbonetos renováveis
Elon Fernandes Silva
MSc
Descarboxilação Catalítica Redutiva para Produção de Combustíveis Avançados
Letícia Milena Gomes da Silva
MSc
Produção de ácidos carboxílicos e hidrogênio verde a partir da oxidação eletroquímica do glicerol
Magno Klebson Augustinho Sena
DSc
Desenvolvimento de Catalisadores para Produção de Biocombustíveis pelo Processo de Fischer-Tropsch
Aline Maria Sales Solano
PDSc
Produção e utilização de H2 para conversão de compostos orgânicos em produtos de valor agregado utilizando catálise homogênea
Ciclo 2023
Marina da Paz Brito
GRA
Composição e melhoria da qualidade da célula fotovoltaica a partir de compostos naturais
Igor Cavalcante Bezerra
GRA
Obtenção de biocombustíveis sustentáveis para utilização em blendas com combustíveis marítimos.
Ysla Karoline Ferreira Gondim
GRA
Tratamento de Lixiviado por meio da oxidação eletrolítica
Karoline de Sousa Castro
DSc
Obtenção de biocombustíveis a partir da liquefação hidrotérmica catalítica da Cana-Energia.
Engressos
Apresentamos os ex-alunos do projeto, seguidos por suas Funções Designadas e os Títulos dos trabalhos desenvolvidos.
Ciclo 2020
Julia Vieira da Silva Bernardo
GRA
Estudo da desidratação de glicerol sobre CuO/SiO2 reduzidos em diferentes temperaturas
Alessa de Melo Bispo
GRA
Avaliação dos parâmetros de pirólise na capacidade de adsorção pelo biocarvão obtido da torta de cártamo
Sérgio Antônio de Paiva Rocha
GRA
Conversão térmica e termocatalítica de microalgas utilizando materiais mesoporosos para obtenção de bioprodutos
Helio Cunegundes dos Santos Junior
GRA
Características físico-químicas dos biocombustíveis e óleos vegetais derivados do cártamo, óleo de fritura e mamona
Thamiris Monteiro de Barros
GRA
Conversão termocatalítica do óleo de fritura para obtenção de hidrocarbonetos renováveis
Gabriel Joaquim Santos Silva
GRA
Obtenção de bioquerosene através dos processos alcohol-to-jet (ATJ) com foco na oligomerização
Magno Régis de Souza Oliveira
GRA
Transesterificação in-situ de microalgas “monoraphidium-sp” em concordância com catalisador heterogêneo “La-SBA-15”
Victoria Victor Soares
GRA
Pirólise catalítica do óleo de mamona para obtenção de biocombustível marítimo (bunker renovável)
Jhudson Guilherme Leandro de Araujo
MSc
Síntese de biocombustíveis drop-in via descaboxilação fotocatalítica
Júlia Caroline Celeste Viana Bento
MSc
Eletrodescarboxilação de ácidos graxos para produção de biocombustíveis
Maria do Socorro Bezerra da Silva
MSc
Descarboxilação redutiva catalisada por níquel para produção de biocombustíveis drop-in
Emily Cintia Tossi de Araújo Costa
PDSc
Hidrocarbonetos renováveis obtidos por pirólise rápida de biomassas: caracterização por LC-MS/MS
Ciclo 2021
Jessica Nicole Barros de Sousa
GRA
Hidrocarbonetos Avançados a partir da rota Alcohol-to-Jet com emprego da zeólita ZSM-5
Icaro Silva de Paula
GRA
Produção de biocarvão, com aplicação de remoção de metais de água produzida.
Marcos Antônio do Nascimento Júnior
GRA
Desidratação da glicerina loira utilizando catalisadores ZnAl2O4 dispersos em zeólita beta
Maria Vitória Ferreira de Souza
GRA
Otimização da conversão térmica do óleo de cártamo por meio de catalisadores microporosos.
Luana Gabriela Costa Brito
GRA
Hidrotratamento do oleo residual para a produção de biocombustíveis
Mateus Madson do Nascimento Jales
GRA
Síntese e Caracterização de SBA-15: Suporte para catalisadores óxidos de Cu, Zn, Zr para hidrogenação de CO2
Dhiovana Furtado da Silva
GRA
Avaliação cinética do bagaço da Cana Energia para a produção de biocombustíveis
Amanda Medeiros de Azevedo
MSc
Descarboxilação fotocalítica de ácidos graxos para produção de biocombustíveis drop-in
Jhonatan Ferreira Câmara
MSc
Efeito do Tiofeno nas Propriedades de Perovskitas Livres de Chumbo para Células Solares
Pedro Filipe Alves Chaves de Queiroz
MSc
Ativação mecanoquímica da zeólita ZSM-5 para obtenção de materiais hierárquicos e aplicação na pirólise do plástico